Atletas de 17 anos integram a seleção Brasileira de Taekwondo

07/12/2011 23:03

Visando 2016 e a necessidade de renovação dos atletas da Seleção, a Confederação Brasileira de Taekwondo proporcionou aos jovens talentos nacionais - atletas juvenis e do ranking sub-21- a oportunidade de lutarem contra a Seleção de 2011 e os principais atletas do ranking adulto, na Seletiva Fechada, realizada na cidade de Aracajú durante o passado final de semana. 

 

Dos quatro atletas juniores participantes, três ingressaram na Seleção Brasileira(Felipe Kenji, Julliany Santos e Karem Santos), e, dentre os atletas da categoria sub-21, dois foram campeões da Seletiva(Julia Santos e Diego Azevedo). Na categoria feminina, os pesos -49Kg e -62Kg foram totalmente renovados, enquanto nas categorias -53Kg e -67Kg, os reservas passaram a ser titulares e os titulares tornaram-se reservas.
 
Nas categorias masculinas também houve mudanças, visto que um juvenil ficou como reserva no peso -63Kg e houve uma troca entre reserva e titular na categoria -74Kg. Na categoria -80Kg, o campeão veio da divisão sub-21; na categoria -87Kg, o líder do ranking adulto se classificou como titular; na categoria +87Kg o líder do ranking adulto passou a ser o titular. Enquanto isso, as categorias -54Kg masculino, -57Kg e +73Kg feminino permaneceram inalteradas.
 
Este processo de renovação se iniciou por diversos fatores, sendo eles: a inserção de atletas Juniores e sub-21 na seletiva; o sistema Ranking Nacional; a clareza da arbitragem através da utilização de coletes eletrônicos e sua orientação ética.
 
Além disso, é de destacar a arbitragem da seletiva de Aracaju, dirigida pelo Ms. Nelson Miyamoto, que foi um dos pontos fortes do evento. 


Jadir Figueira
Coordenador Técnico da CBTKD 

Fonte: CBTKD