COB e Universidade Olímpica Internacional da Rússia assinam acordo de cooperação nas áreas de pesquisa e educação

15/04/2012 20:17

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Universidade Olímpica Internacional da Rússia assinaram nesta quinta-feira, dia 12, um acordo de cooperação nas áreas de pesquisa e educação. A cerimônia foi realizada no World Trade Center, em Moscou. Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, esteve presente à solenidade. Lev S. Belousov, diretor geral da Universidade Olímpica Internacional da Rússia, representou a instituição de ensino. Nuzman está na capital russa para participar da Assembleia da Associação dos Comitês Nacionais Olímpicos (ACNO). A solenidade também marcou a assinatura de um outro memorando de cooperação com o Comitê Olímpico Russo, representado por seu presidente, Mr.Zhukov, e a universidade.

O convênio entre o COB e a Universidade Olímpica Internacional da Rússia prevê intercâmbios em programas educacionais e de pesquisa. Também dá a oportunidade de brasileiros, indicados pelo COB, frequentarem a universidade e de russos virem ao Brasil para participarem de eventos organizados pela entidade brasileira. "Consideramos a expansão do intercâmbio internacional como uma das prioridades da COB. A Universidade Olímpica Internacional da Rússia é um parceiro importante tanto do ponto de vista do desenvolvimento do Movimento Olímpico quanto para a preparação de gestores esportivos, capacitados a trabalharem em grandes eventos. Em particular, estamos interessados em colaboração no âmbito de treinamentos e programas especiais envolvidos na realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Espero que com os esforços combinados seja possível usarmos com mais eficiência a experiência acumulada pelos dois", explicou Nuzman.

A instituição acadêmica da Rússia utilizará o convênio para a realização de intercâmbios entre seus alunos e a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Inverno Socchi 2014 e de Verão no Rio de Janeiro, em 2016. "A Universidade Olímpica Internacional da Rússia é uma universidade única, criada sob a égide do Comitê Olímpico Internacional. Nossa tarefa principal é treinar os gestores da nova geração para indústria esportiva e o Movimento Olímpico. A assinatura do memorando de cooperação com o Brasil, onde em 2016 serão realizados os Jogos Olímpicos, ilustra o envolvimento da universidade no Movimento Olímpico internacional, a sua participação na formação de pessoal para os Jogos e o acesso à experiência prática de organizar o evento. É um acordo importante para formar a nossa base de pesquisa e de troca de experiências sobre a preparação e realização de eventos de grande porte", declarou o diretor da universidade russa, Lev S. Belousov.

Fonte: COB