Com quatro medalhas no Alemanha Open, Seleção sobe significativamente no Ranking Mundial

15/04/2014 10:08

Rumo a 2016, a Seleção Brasileira de Taekwondo continua somando importantes pontos no Ranking Mundial, ao ter conquistado quatro medalhas no último final de semana, no Alemanha Open. Iris Tang Sing se consagrou campeã da categoria -46Kg, sendo que há uma semana havia conseguido o mesmo feito em Santo Domingo. Por sua vez, Henrique Precioso, Raphaella Galacho e a estreante Gabriela Viaes conquistaram a medalha de bronze


A participação da Seleção Brasileira neste evento foi muito bem avaliada pela comissão técnica presente na Alemanha. Junior Maciel, técnico que integrou a delegação nacional, declarou que “o Brasil teve uma apresentação muito boa”. “Dos 10 atletas que viajaram pela seleção, quatro subiram no pódio, tendo a Iris chegado ao lugar mais alto dele. O nível técnico estava muito alto, sendo que todos tiveram que disputar muitas lutas para conquistar medalhas”, acrescentou o técnico brasileiro. 

Iris Tang Sing, que arrecadou dois ouros em apenas uma semana, não poderia estar mais satisfeita por esta dupla conquista. “Estou muito feliz por alcançar mais uma vitória num campeonato internacional. A competição foi de alto nível e, mesmo enfrentando adversárias difíceis e experientes, consegui o segundo ouro consecutivo em um intervalo de apenas uma semana. Esse fator faz desta vitória uma conquista muito mais suada e significante, pois além das adversárias, precisei enfrentar fatores complexantes como manutenção de peso, diferença de fuso horário e cansaço, por exemplo. Mas o importante é que consegui no Alemanha Open mais 10 pontos no Ranking Mundial. Estou chegando assim mais perto do meu objetivo, também graças ao apoio que estou recebendo da CBTKD e seus parceiros”, disse a campeã que, de acordo com a última atualização do Ranking Mundial, publicada a 1 de abril, ocupava a 19ª posição na categoria Adulto -46Kg. Porém, com estas duas medalhas de ouro consecutivas e tendo acumulado mais 20 pontos, a atleta brasileira deverá pular para o Top 10 na próxima edição do Ranking, aumentando assim suas chances de se qualificar para os Jogos Olímpicos de 2016. 

A caçula da equipe, Gabriela Viaes Toledo, também se deu bem na sua estreia em competições internacionais. Embora feliz, a jovem de 18 anos não se deu por satisfeita com a medalha de bronze e espera ir mais longe nos próximos eventos. “Esse campeonato foi uma ótima experiência para mim, pois pude lutar com pessoas de outros países, saber como funcionam as competições fora do Brasil, conviver com o pessoal mais velho da seleção e absorver inúmeras dicas, sendo que tudo isso só me acrescentou valor. Quanto ao meu desempenho, eu fiquei muito feliz mesmo com a medalha que conquistei, mas um pouco decepcionada com meu desempenho na semifinal, pois queria ter ido mais longe. Mas de qualquer forma, todo aprendizado que tive e a convivência com atletas de todo o mundo valeram demais”, afirmou a atleta. A nova integrante da seleção destacou também que foi muito bem acolhida pelos demais atletas e técnicos: “A equipe me recebeu muito bem, a Carmen foi uma excelente técnica, os mestres Washington Azevedo e Junior Maciel também me ajudaram bastante. Sou muito agradecida pela CBTKD e Petrobras me proporcionarem esta experiência e garanto que isto é só o começo. Espero que seja a primeira de muitas medalhas para o Brasil”, declarou. 

Raphaella Galacho e Henrique Precioso também somaram importantes pontos com as medalhas de bronze conquistadas. Precioso, que subiu 35 posições no Ranking Mundial em menos de dois meses, é no momento o melhor brasileiro a nível internacional. De acordo com a última edição do Ranking Mundial, o atleta ocupa o quinto lugar na categoria -74Kg. Porém, somando os pontos de Santo Domingo, onde foi campeão, e do Alemanha Open, o atleta deverá figurar no top 3 da sua categoria na próxima atualização. 
Galacho também subirá várias posições no Ranking de maio, onde serão somados os pontos da conquista do vice-campeonato em Santo Domingo e do bronze conquistado na Alemanha. 

“A equipe está unida e muito forte. Essa competição apenas abriu o calendário desta Seleção. Vamos ter ainda muitas outras vitórias e conquistas, pois tenho certeza de que, no decorrer do ano, os nossos resultados só tendem a melhorar”, concluiu Junior Maciel.

Diogo Silva, que foi indicado pela CBTKD para ser contemplado pelo Programa Bolsa Pódio, também participou do evento e conquistou a 3ª posição na categoria -68Kg. 
 

Fonte: CBTKD


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!