Comitê Olímpico Brasileiro anuncia sedes das Olimpíadas Escolares e Universitárias de 2011 e 2012

25/09/2010 09:25

 O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte, as Organizações Globo e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, definiu as cidades que receberão as Olimpíadas Escolares e Universitárias de 2011 e 2012. Após um processo semelhante ao do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos - com direito a Seminário para as cidades candidatas, caderno de encargos, além de visitas e reuniões in loco - o COB anunciou nesta sexta-feira, dia 24, as cidades que receberão as maiores competições estudantis do Brasil nos próximos anos. 


Em 2011, João Pessoa (PB) será sede das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos; Joinville (SC) recebe a edição das Escolares para atletas de 15 a 17 anos; e Campinas organiza as Olimpíadas Universitárias - JUBs. Para o ano de 2012, Poços de Caldas (MG) recebe as Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos; Londrina (PR) será sede das Escolares para atletas entre 15 e 17 anos; e Foz do Iguaçu (PR) sedia as Olimpíadas Universitárias - JUBs.

"Tanto as Olimpíadas Escolares quanto as Universitárias estão consolidadas no calendário esportivo nacional. Por isso o grande interesse de diversas cidades em receber esses eventos", disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. "Com a realização das Olimpíadas Estudantis estamos movimentando a juventude brasileira através da prática esportiva e revelando valores para o esporte de alto rendimento do país", concluiu Nuzman.

As Olimpíadas Escolares e Universitárias são os maiores eventos esportivos envolvendo estudantes do Brasil. Como classificatória para a etapa para atletas de 12 e 14 anos das Olimpíadas Escolares, encerrada na semana passada em Fortaleza, mais de 1 milhão de jovens participaram das fases regionais. Em Fortaleza, mais de 3.500 atletas disputaram medalhas e tiveram contato com os valores do olimpismo através de atividades culturais, educativas, palestras de atletas olímpicos, entre outras ações. 

Desta forma, o processo seletivo das cidades-sedes seguiu moldes semelhantes ao do COI na seleção das sedes olímpicas. Em abril de 2010, o COB organizou um seminário para as cidades interessadas, onde foi distribuído Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares, descrevendo as condições necessárias para um estado ou cidade candidatar-se para sediar o evento, entre normas, regras, prazos e procedimentos de inscrição e participação no processo. Por fim, uma comissão de inspeção visitou a todas as cidades interessadas. Nas visitas, foram realizadas várias reuniões com todas as áreas de interesse, além de inspeções aos locais de competição e hotéis oferecidos. 

"O processo seletivo das sedes obedeceu aos mesmos padrões de excelência observados na organização dos eventos. Tivemos a preocupação de orientar as cidades candidatas da melhor forma possível. Todas as cidades selecionadas têm condições de realizar as melhores edições das Olimpíadas Escolares e Universitárias até agora", afirmou o gerente de Iniciação, Desenvolvimento e Fomento do COB, Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares e Universitárias. 
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com 11 modalidades (Atletismo, Ciclismo, Judô, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) na etapa de 12 a 14 anos; e 12 modalidades (incluindo o taekwondo) na de 15 a 17. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais. As Olimpíadas Universitárias JUBs, realizadas através de uma etapa única, envolvem 8 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.
As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB e direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas envolvidas. As Olimpíadas Universitárias JUBs tem ainda a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.


Fonte . https://www.cob.org.br