Competições individuais das Olimpíadas Escolares Goiânia 2010 têm início neste sábado, dia 4

03/12/2010 16:47

 

Após a cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares Goiânia 2010, etapa de 15 a 17 anos, a ser realizada nesta sexta-feira, às 18 horas, as atenções agora se voltam para as competições nas pistas, piscinas e ginásios. Deste sábado, dia 4, até a próxima segunda feira, serão disputadas as modalidades individuais da maior competição escolar do Brasil (atletismo, natação, judô, ginástica rítmica, ciclismo, tênis de mesa, xadrez e taekwondo). As modalidades coletivas (futsal, handebol, vôlei e basquete) se iniciarão na quarta-feira, dia 8.

Ao mesmo tempo em que as disputam transformam Goiânia na capital do esporte escolar brasileiro, atletas olímpicos consagrados chegam à capital de Goiás para ajudar na formação da nova geração de atletas do Brasil. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escalou 11 atletas olímpicos e pan-americanos para acompanhar as competições e interagir com os jovens atletas. "Fico feliz por poder participar como um dos embaixadores das Olimpíadas Escolares. Saber que sirvo de exemplo para esta garotada me enche de orgulho", afirma o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas 2004. "Ser uma boa referência para estes jovens atletas, servindo como espelho desta juventude, é tão importante para mim quanto a conquista de uma medalha olímpica", completa Vanderlei.

Atento a revelação de novos talentos, o maratonista exalta a importância da competição para o esporte brasileiro. "As Olimpíadas Escolares são um grande passo para que o Brasil se torne em definitivo uma potência mundial do esporte. Além do lado competitivo, a prática esportiva funciona como um grande fator educativo. Dentro do esporte você aprende a ter disciplina e molda seu caráter", afirma o medalhista olímpico. 

Este ano, taekwondo, ginástica rítmica e ciclismo passam a integrar o programa das Olimpíadas Escolares na etapa de 15 a 17 anos, fato comemorado por Nicole Müller e Diogo Silva, embaixadores do evento e ídolos em suas modalidades. "A inserção do taekwondo é fundamental para o desenvolvimento do meu esporte. A competição realizada nos moldes olímpicos é muito interessante. Os jovens terão ao menos uma noção de como é disputar uma competição multiesportiva como Pan-americano ou até mesmo os Jogos Olímpicos", afirmou Diogo, medalhista dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A ginasta Nicole Müller exalta a competição em relação à formação da geração que competirá nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para ela, boa parte dos atletas que representarão o Brasil no Rio de Janeiro sairá das Olimpíadas Escolares. "Acredito que a participação destes jovens em um grande evento como este, os motivará ainda mais a se dedicar ao esporte. Além disso, a estrutura vai melhorar bastante, com centros de treinamento, entre outras questões fundamentais para o desenvolvimento de um atleta. Quem ganha com isso é o Brasil", explica Nicole.

Recorde - Goiânia verá a maior edição das Olimpíadas Escolares já realizada, com um total de 4.400 inscritos, sendo 3.780 atletas. Este é o novo recorde de inscritos do evento. As Olimpíadas Escolares serão disputadas por 27 delegações. "A realização das Olimpíadas Escolares em Goiás é fundamental para que a juventude goiana se sinta motivada a praticar esportes. Isso sem falar no retorno que teremos em relação a diárias de hotéis, turismo e outros fatores que movimentam a nossa economia", afirmou Luiz Carlos Orro, secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás. 

Fonte: COB