Entrevista exclusiva com Ailton Junior, Sócio-diretor da Classic Promoções e fundador da micareta Fortal, que fala da sua experiência em grades eventos e sua avaliação do taekwodondo nacional na visão de empresário esportivo.

15/09/2011 14:21

Fale uma pouco da sua experiência em eventos em geral e esportivos? 

Sou fundador do Fortal que em 2011 completa 20 anos e já realizei e continuo realizando muitos shows artísticos, além de ingressar na área esportiva há nove anos atrás.

 

Por que entrou e começou a fazer eventos esportivos?

A Classic Promoções surgiu há nove anos a partir da identificação de novas demandas por eventos esportivos voltados para um público cada vez mais exigente, já que havia uma necessidade de valorização dos diversos tipos de esportes praticados no estado. Através da realização sistemática de campeonatos, com um padrão de organização diferenciado, ações de marketing coordenadas e uma premiação atrativa, a Classic criou uma forma de incentivar a prática de esportes e os negócios das empresas parceiras.

 

Como foi o começo dessa parceria com a FTC e porque o Taekwondo e não outra modalidade de luta?

Conheci o Halder Gomes há muito tempo atrás e que é parceiro do Fábio Almeida (Ronin). Imediatamente reconheci o seu trabalho e dedicação ao esporte Taekwondo. A primeira parceria com a FTC foi à realização da Copa Brasil de Taekwondo há dois anos atrás o que foi considerado pela imprensa nacional e especializada um sucesso.

A minha identificação com o Taekwondo surgiu exatamente há 15 anos atrás quando fui treinar na Academia do Halder Gomes na época e logo me interessei pelo esporte.

 

Qual sua avaliação do Taekwondo nacional, na visão de empresário de eventos esportivos?

O Taekwondo ainda precisa se organizar muito para crescer com relação aos eventos e promoções no Brasil. A Confederação Brasileira tem que melhorar bastante o seu desempenho nesta área, pois o nosso país tem uma demanda muito forte nesta modalidade, assim como diariamente surgindo talentos por todo o território nacional.

 

Como os eventos podem alavancar a modalidade no Estado e facilitar a busca de patrocínio dos atletas?

É necessário bastante trabalho em parceria com a federação para alcançar resultados expressivos em nosso estado. O primeiro passo para revelar os talentos são as promoções esportivas que funcionam como mola propulsora na divulgação do esporte.

Para captar patrocínio referente às promoções e atletas, são obrigatórios resultados expressivos na qualidade das promoções e no potencial dos atletas. O patrocínio privado ou público tem que ser trabalhado com muita credibilidade e organização para o alcance da meta que é a viabilidade desta parceria público-privada para com o promotor ou atleta.

 

Com toda sua experiência qual conselho o senhor daria para quem quer organizar eventos?

A promoção de eventos envolve vários itens: conhecimento do esporte, conhecimento do mercado, uma excelente captação de patrocínio, uma assessoria de imprensa atuante, um quadro de atletas expressivo, uma premiação desejável, uma equipe de produção profissional, uma boa política de relacionamento, enfim, tudo isso se conquista com maturidade e principalmente credibilidade.

 

Considerações finais

A Classic Promoções realiza uma parceria sólida com a FTC e sempre estamos abertos para ouvir o mercado e adequar o custo/benefício das promoções sem prejudicar a qualidade e o potencial do projeto.

 

Halder Gomes -vice- presidente da FTC, Nathalia Falavigna medalhista  olímpica, Fábio Almeida(RONIN), presidente da FTC , Ailton Junior, sócio-diretor da classic promoções.