Entrevista do Presidente da FTC ao Site da CBTKD.

15/09/2011 14:09

  Entrevista exclusiva com o Presidente da FTC, Fabio Almeida.

CBTKD. Como estão os preparativos para a Copa Brasil 2011 de Taekwondo em Fortaleza?

Fabio: Estão indo bem, o evento será no moderno ginásio da UNIFOR (Universidade do Ceará),o ginásio é simplesmente lindo. Têm uma das melhores estruturas do país, quem lutou aqui em 2008 sabe o que estou falando.

CBTKD. Quais as suas expectativas?

Fabio: Minha expectativa é de repetir o sucesso de 2008, não só oferecendo uma boa estrutura para a competição, mas também a Cidade, sua beleza e hospitalidade do povo cearense. Fechamos com um hotel na praia de Iracema, a um preço acessível, pois sabemos das dificuldades dos atletas. Os  atletas podem aproveitar a beleza de Fortaleza e curtir sua noite. Vir a Fortaleza e não dar uma volta pela cidade é um pecado. Muitos atletas estão vindo para passar mais dias.

 

CBTKD. Qual o Público esperado e quantos atletas participantes?

Fabio: Creio que em torno de 400 a 500 atletas. A Copa do Brasil é um evento que exigem dois dias de competição, e um grande número de pessoas virão ao evento.  Aqui teremos uma assessoria de imprensa que fará a ponte entre o evento e os meios de comunicação, com isso muitos devem prestigiar o mesmo.

CBTKD. Qual a sua impressão sobre a nova administração da CBTKD?

Fabio: Ótima, sei que ainda estão no começo, pois houve a transição da antiga gestão para a nova e o presidente Carlos Fernandes, teve  muito trabalho para colocar nos trilhos na entidade. Agora as coisas estão caminhando muito bem. Vejo pela comparação em relação à organização do evento. Fizemos em 2008 e estamos fazendo agora, a preocupação da CBTKD em que os eventos nacionais saiam perfeitos é grande. Até o custo para a realização não está como em 2008, estamos mais tranquilos e amparados. Hoje a CBTKD é parceira das federações, dando oportunidade a todos os estados para que realizem Campeonatos por todo o Brasil. Sei que há atletas que não poderão vir por causa do custo, mas com isso, a CBTKD esta favorecendo cada região e descentralizando as realizações. Não tenho dúvidas de que com a ação inovadora desta gestão, novos talentos do esporte aparecerão por todas as regiões do país.

CBTKD. Qual a importância de termos um Brasileiro pela primeira vez a frente da CBTKD?

Fabio: Nestes anos participei ativamente deste processo, a questão não e só termos um brasileiro, mais alguém que esteja comprometido com o Taekwondo, e tenha competência para levar nosso esporte para um desenvolvimento real. Tudo o que ele prometeu  está cumprindo e ainda irá cumprir o que falta, isso é uma questão de tempo. Admiro e confio no profissionalismo do Presidente Carlos Fernandes, fui o primeiro a acreditar que poderíamos mudar toda a estrutura  do Taekwondo nacional. Na época em que ele entrou na CBTKD eu não o abandonei, como fizeram alguns falsos amigos e alguns moralistas, que pularam do navio na hora “H”.  Eu não desisti, e hoje vejo que não estava errado.

Atualmente fico feliz em ver que temos alguém como o Carlinhos na presidência. Sei que o Presidente tem muito que fazer, e ele teve a coragem de assumir uma Confederação com muitos problemas. Sei também que ele deseja que o Taekwondo do Brasil seja cada vez mais forte. Quem o conhece sabe que ele faz e manda ver. É um grande amigo, tem coragem e não se esconde atrás de um computador. Acho que ele chegou na hora certa.

CBTKD. O que os atletas podem esperar deste campeonato?

Fabio: Estamos trabalhando para que tenhamos sucesso, pois o evento é de todos os Taekwondistas brasileiros, e eles merecem o melhor.

CBTKD. Qual a importância da realização deste campeonato em Fortaleza para a massificação do Taekwondo no Estado?

Fabio: Vários aspectos:

1°. Um evento com a grandiosidade de uma competição nacional em nosso Estado, motiva atletas e professores, pois raramente temos a elite do nosso esporte reunidos por aqui. Para muitos professores e atletas servirá como intercambio.

2°. Trabalhos com muita divulgação na mídia, mostramos para entidades como: governo, imprensa e empresas  que   estamos comprometidos com o esporte e que temos credibilidade  para realizar um evento desse porte. Prova disso é a nossa parceria com a promotora de eventos esportivos CLASSIC PROMOÇÕES do empresário Ailton Junior, que também faz o Fortal, a maior micareta do Brasil. O Junior que desde 2008 vem acreditando no potencial do nosso esporte. Também com o GRUPO EDSON QUEIROZ que em 2008 entrou no evento com a NACIONAL GÁS, e este ano com a marca Nigth Power que é da INDAIÁ, lembrando que a UNIFOR também é do grupo.

3°. Sem deixar de citar que esse evento sendo em nossa região ajuda muito no seu desenvolvimento, muitos atletas que estão começando e não tem condição financeira para competir em evento nacional fora do eixo nordeste, terá sua oportunidade, com certeza as equipes da região devem trazer atletas na maioria das categorias e lutar no nordeste é lutar em casa. Com certeza os nordestinos se unirão para torcerem pelos seus atletas, e isso é muito bom, pois uni cada vez mais nossa região.

 

Fabio Almeida: Presidente da Federação de Taekwondo do Ceará.

 

 Fonte: CBTKD