Jogos Pan-americanos terão 5.996 atletas de 42 países

09/10/2011 12:00

Os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 terão um total de 5.996 atletas, representando os 42 países da Américas, filiados à Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA). A informação foi anunciada nesta quinta-feira, dia 6, pelo Comitê Organizador dos Jogos (COPAG). De acordo com o Diretor de Operações do evento, Ivar Sisniega, o México é o país com o maior contingente de atletas: 644. Depois vem os Estados Unidos (620), Brasil (519), Canadá (493), Cuba (442) e Venezuela (387). Esses seis países concentram mais da metade do total de atletas. O Brasil ainda tenta manter dois atletas da natação, que em princípio foram excluídos em função do estouro da quota da modalidade. A decisão do COPAG atingiu 20 países. 

"Estamos muito felizes pela quantidade e também pela qualidade dos atletas que estarão aqui, entre eles vários campeões mundiais e olímpicos, como o brasileiro Cesar Cielo, da natação. Isso demonstra a importância dos Jogos para as Américas, ainda porque pelo menos 15 modalidades serão classificatórias para Londres 2012", afirmou Ivar. 

De acordo com o secretário geral da ODEPA, Reynaldo Gonzalez, a largada para o evento está boa. "Nas reuniões com o COPAG, e mesmo com os Chefes de Missão, não temos notado nenhum problema. Este é um início muito promissor. Esta é a terceira vez que o México sediará os Jogos Pan-americanos, portanto o país tem experiência nesse evento. Está tudo funcionando muito bem", afirmou o dirigente da ODEPA. 

 

Fonte: COB