Noticias do 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011.

01/02/2011 15:46

 

 

mundial_taekwondo_canada_14Taekwondo é uma arte marcial coreana de defesa pessoal. O propósito principal é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade.
 
Traduzindo do coreano:
TAE significa saltar, voar, esmagar com os pés
KWON significa bater ou destruir com as mãos
DO significa o caminho, a arte, o método, a filosofia
 
O Taekwondo estreou nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, como um desporto de exibição. Na Olimpíada de Sydney, na Austrália, em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial. O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.
 
Nos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011 as competições serão realizadas em conformidade com as normas mais recentes da Federação Mundial de Taekwondo (WTF) e com os regulamentos CISM da modalidade. Os atletas vão competir nas categorias feminina e masculina, sendo que, se houver menos de seis atletas por categoria, esta será cancelada.

 

Local: CEFAN – Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes

Data da Competição: de 20 a 23 de julho

 REGRAS

 

O evento do Taekwondo será organizado em conformidade com o mais recente regulamento da Federação Mundial de Taekwondo (WTF) e o regulamento de Taekwondo do CISM. Homens e mulheres podem competir.

Se uma categoria tiver menos que seis competidores ela será cancelada. Os organizadores informarão aos participantes tão logo decidam cancelar uma categoria.

 

LOCAL DE COMPETIÇÃO

 

CEFAN – O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes recebeu esse nome em homenagem a esse grande chefe naval (1875-1945), um dos fundadores da Liga de Sports da Marinha, criada em 1915 e precursora do CEFAN. Localizado na Penha e com fácil acesso pela Avenida Brasil, o CEFAN vem se consolidando como um dios mais importantes centros de treinamento da capital fluminense.

 

O local atravessa um período de modernização para receber atletas de alto rendimento de modalidades como: atletismo, natação, saltos ornamentais, judô e boxe. O complexo esportico conta com uma pista de atletismo de última geração, um parque aquático com uma piscina olímpica aquecida com energia solar e um tanque para saltos ornamentais e um ginásio poliesportivo, que conta com um dojô, um ringue de boxe e aparelhos novos de ginástica. Acrescente-se a isso dois campos de futebol, um de 'beach soccer', quatro quadras de vôlei de praia e duas quadras poliesportivas ao ar livre, além de duas quadras de tênis e uma pista de obstáculos, construída especialmente para o pentatlo naval.

 

O CEFAN ainda possui um alojamento com um total de 394 leitos, divididos em alas masculina e feminina e o Centro de Reabilitação Físico-funcional Desportivo, que conta com toda infraestrutura necessária para se obter um bom desempenho nas atividades de fisioterapia, laboratórios de biomecânica e fisiologia que auxiliarão nas pesquisas clínicas. Além dos atletas de alto rendimento, o CEFAN recebe crianças e adolescentes que treinam e usufruem de técnicos, professores de educação física, médicos e fisioterapeutas formados nas instituições militares.

 

EVENTOS

 

Eventos

Masculino

Feminino

 

 

 

 

Individual

Até 54 Kg

Até 46 Kg

+ 54 Kg até 58 Kg

+ 46 Kg até 49 Kg

+ 58 Kg até 63 Kg

+ 49 Kg até 53 Kg

+ 63 Kg até 68 Kg

+ 53 Kg até 57 Kg

+ 68 Kg até 74 Kg

+ 57 Kg até 62 Kg

+ 74 Kg até 80 Kg

 

+ 62 Kg até 67 Kg

+ 80 Kg até 87 Kg

+ 67 Kg até 73 Kg

+ 87 Kg

+73 Kg

 

 

 

MISSÃO

 

Missão

 

Função

Qtd

Chefe de Equipe

1

Técnico Equipe Masculina

1

Técnico Equipe feminina

1

Médico

1

Arbitro Internacional (WTF)

1 ou 2

Competidores homens

8

Competidores mulheres

8

Total

21ou 22

 

Nota:

• Se uma missão tiver de 1 a 8 competidores, ela deverá trazer um Árbitro Internacional.

• Se a missão tiver de 9 a 16 competidores, ela deverá trazer dois Árbitros Internacionais.

 

 

PROGRAMA

 

Programa Taekwondo

 

Data

Período

Evento

13-15 Julho

O dia todo

Chegada das Missões

16 Julho

Manhã

Reunião Preliminar

 

Tarde

Cerimônia de Abertura

17 Julho

Manhã

Treinos

 

 

Curso Arbitragem (WTF)

 

Tarde

Treinos

18 Julho

Manhã

Treinos

Curso Arbitragem (WTF)

 

Tarde

Treino

19 Julho

O dia todo

Treino

 

 

Pesagem e checagem de credenciais e coletes

20-22 Julho

O dia todo

Pesagem e checagem de credenciais e coletes/Treinos

Competição

23 Julho

O dia todo

Competição

24 Julho

Tarde

Cerimônia de Encerramento

25, 26 Julho

O dia todo

Partida das Missões

 

Fonte:https://www.rio2011.mil.br