Odesur cria os Jogos Sul-americanos da Juventude

17/06/2012 15:53

O calendário esportivo sul-americano acaba de ganhar mais uma importante competição continental. A assembleia geral da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur), realizada no dia 25 de maio, em Santiago, no Chile, criou os Jogos Sul-americanos da Juventude, para atletas entre 14 e 17 anos. A primeira edição da competição será realizada em 2013, em cidade a ser definida na assembleia extraordinária da Odesur durante os Jogos Olímpicos Londres 2012. 

A primeira edição terá um programa esportivo com 17 modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, ginástica artística, judô, lutas, natação, levantamento de peso, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo e vela.

"Este evento será muito importante para o desenvolvimento esportivos dos jovens atletas da América do Sul e demonstra forte sintonia com os objetivos do Comitê Olímpico Internacional", afirmou o presidente da Odesur, Carlos Arthur Nuzman.

Os Jogos Sul-americanos da Juventude serão realizados a cada quatro anos, no ano anterior aos Jogos Olímpicos da Juventude. Para esta primeira edição, Nicole Hoerverst, secretária geral do Comitê Olímpico de Aruba e membro do Comitê Olímpico Internacional, foi indicada como presidenta da Comissão de Avaliação que visitará as cidades candidatas no mês de julho.

Durante a assembleia da Odesur foi aprovado também o Plano Estratégico da entidade para o período de 2012 a 2020. O objetivo principal do Plano é promover o desenvolvimento do esporte da América do Sul, auxiliando os Comitês Olímpicos Nacionais através de cursos, workshops, intercâmbio entre atletas, além de incentivar o uso de Centros de Treinamento nos diferentes países do continente. Com o mesmo objetivo, foi criado o programa Solidariedade Olímpica Sul-americana.

A assembleia da Odesur recebeu relatório de evolução dos III Jogos Sul-americanos de Praia, a ser realizado no estado de Vargas, na Venezuela, em 2013. Durante a reunião foi aprovada ainda a inclusão do Tênis de Praia e do Basquete de Praia no programa dos Jogos de Praia. Também foi apresentado o relatório de progresso da preparação dos Jogos Sul-americanos Santiago 2014.

Durante o encontro da Odesur, o presidente do Comitê Olímpico do Uruguai, da Federação Internacional de Natação e membro do COI, Julio Cesar Maglione, recebeu o Grand Collar ao Mérito Sul-americano.

Fonte: COB.