Rio Grande do Norte será palco das Olimpíadas Escolares de 2013

01/06/2012 22:55


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Governo do Rio Grande do Norte assinaram, nesta terça-feira, dia 29, um convênio que oficializou Natal como a sede das Olimpíadas Escolares de 2013. A competição acontecerá em setembro e reunirá mais de cinco mil jovens atletas de 12 a 14 anos. Doze modalidades serão disputadas no torneio: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

"Este é um projeto de transformação, mas alguns resultados já estão acontecendo. Agora em Londres, nos próximos Jogos Olímpicos, já teremos atletas na delegação brasileira que passaram pelas Olimpíadas Escolares", afirmou Edgar Hubner, gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.

A definição de Natal como sede da maior competição de esporte estudantil do país foi baseada em relatórios apresentados após visitas de inspeção, realizadas no primeiro semestre de 2011. "O evento vai mostrar Natal para todo o Brasil e, principalmente, estimular a nossa juventude na prática do esporte. Tenho certeza de que com um torneio dessa natureza nós vamos revelar muitos valores que vão representar o nosso estado em várias modalidades esportivas, dando muito orgulho a todo norte-rio-grandense", disse a governadora do estado, Rosalba Ciarlini.

O COB vai investir cerca de R$ 4,5 milhões na realização dos jogos em hospedagem, alimentação, passagem das delegações, uniformes, premiação, entre outros. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte será responsável pela realização da Cerimônia de Abertura, pela estrutura dos estabelecimentos esportivos, além do transporte dos atletas e das delegações e da segurança. 

As Olimpíadas Escolares são realizadas sempre em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. Em 2012, a de 12 a 14 anos vai acontecer em Poços de Caldas (MG) e contará com disputas em uma nova modalidade: lutas associadas. Já a etapa de 15 a 17 anos será realizada em Cuiabá (MT) e também terá uma nova modalidade em seu programa, o vôlei de praia.

Fonte :COB